"Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes."

James Watson

Clique no link abaixo e responda ao nosso questionário!

terça-feira, 2 de junho de 2009

DNA das crianças de Chernobyl apresenta mutações

Cientistas israelitas e ucranianos descobriram que o DNA das crianças nascidas em Chernobyl apresenta um "inesperado nível" de mutações.
As crianças nasceram depois da explosão da central nuclear, em 1986, e são filhas de pessoas que trabalharam no serviço de limpeza do reactor nuclear.
Segundo os cientistas, a descoberta é uma evidência de que pequenas doses de radiação podem causar várias mudanças no DNA humano e acabar por ser transmitidas a futuras gerações.
A pesquisa foi publicada no jornal científico britânico Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences.
As crianças vivem hoje em Israel e na Ucrânia e foram concebidas depois de os pais passarem por testes para detectar mudanças no seu próprio DNA.
Os cientistas fizeram uma análise comparativa do DNA dessas crianças com o dos pais e dos seus irmãos nascidos antes da explosão. A comparação também foi feita com filhos de outras famílias, que não foram expostas à radiação.
Segundo os investigadores, houve "um inesperado aumento (de até sete vezes) no número de novos fragmentos de DNA" nessas crianças, em comparação com o DNA dos seus irmãos.
"Os resultados indicam que pequenas doses de radiação podem levar a várias mudanças no DNA humano, na linha germinativa", dizem os cientistas.
Esta linha é a colecção de genes que os pais passam para os seus filhos.
Os autores consideraram a possibilidade de as mutações no DNA terem ocorrido no organismo das próprias crianças. Mas eles rejeitaram essa hipótese porque o mesmo tipo de mutações não aconteceu com a mesma frequência no caso dos seus irmãos e das crianças de outras famílias que viviam na mesma região.

(In http://www.bbc.co.uk/2001/010509_chernobyl.shkml)

Sem comentários: